20 abr 2010

O dia do livro em Cataluña: Sant Jordi.




Cataluña celebra de uma forma muito especial o dia do livro. O 23 de abril os homens presenteiam rosas às mulheres e estas presenteiam um livro aos homens. Esta bonita tradição baseia-se na lenda de São Jorge ou "Sant Jordi", como se diz em catalão, uma das línguas oficiais de Espanha. A lenda conta que um feroz dragão tinha aterrorizados aos habitantes do reino, queimava os bosques, se comia ao ganado, destroçava os cultivos... Decidiu-se então que tinha que dar fim a essa ânsia destruidora e negociaram um acordo depois de duras horas de discussão. O pacto consistia em que todos os dias entregariam ao dragão uma jovem para saciar o apetito do monstro. Assim estiveram um tempo e pouco a pouco o reino se foi ficando sem mulheres jovens. Para que não tivesse problemas nem altercados, sempre se fazia a eleição mediante um sorteio para eleger à mulher que devia ser entregada.
Num dia, a sorte quis que fosse a mulher do rei quem devia ser entregada ao dragão. Depois de deixá-la no lugar assinalado, marcharam-se ao povo por temor a que o dragão lhes fizesse dano. Ao cabo de um momento, este apareceu e, quando se ia comer à donze
la, um cavalheiro que montava um cavalo branco atacou ao dragão. Ambos estiveram a brigar por longo momento e num dos lances do combate, São Jorge, que assim se chamava o cavalheiro, fincou sua lança em em ventre do malvado dragão, matando-o no acto. Da ferida que o lanzazo lhe tinha produzido ao monstro manava muito sangue que quando entrou em contacto com o solo, se converteu em rosas. São Jorge pegou uma daquelas fabulosas rosas e presenteou à donzela que a levou ao povo entre grandes gritos de alegria. Desde então até agora, a cada 23 de abril os homens presenteiam uma rosa à dama que reina em seu coração. As damas, para corresponder tal detalhe para com elas, presenteiam um livro a seus amados.
Cataluña celebra deste modo o dia do livro.



No hay comentarios: